História Pietranera

1956 – Em 1956, em Reggio Emilia,  os irmãos Brenno e Carlo Pietranera fundaram F.lli Pietranera snc.

1956 – 1960 – Os irmãos Pietranera, que voltaram para  Itália depois de um período de trabalho no exterior, começaram a sua atividade comercial, focando particularmente na produção de cadeiras de barbeiro.

O seu objetivo: tornar as linhas existentes mais modernas e funcionais e, assim, renovar a gama de equipamentos para salões masculinos.

1961 – 1970 – A produção continua no sinal da renovação e também se estende ao setor feminino, caracterizando-se na procura de qualidade e funcionalidade, sem nunca perder de vista as reais necessidades dos cabeleireiros. Os objetivos são o desenvolvimento de uma pesquisa cuidadosa e original e o controlo de qualidade necessário em todas as fases da realização de cada peça.

1971 – 1974 – Na primeira parte desta década, foi feita uma mudança importante para a empresa: a mudança para as novas instalações, localizadas na área industrial de Villaggio Crostolo, cobrindo uma área de cerca de 2500 metros quadrados. Enquanto isso, o Pietranera é transformado em S.p.A. e começou a desenvolver um conceito que coloca a empresa na vanguarda desses anos: ergonomia em relação ao trabalho do cabeleireiro. Igualmente inovadora é a produção de bombas hidráulicas para o levantamento de poltronas e lavatórios com pias de cerâmica.

1975 – 1979 – Na segunda parte dos anos setenta, com o tema da ergonomia no local de trabalho, Pietranera tornou-se o porta-voz de uma nova filosofia construtiva com a proposta de produtos de styling novos e funcionais para cabeleireiros: a poltrona eletrohidráulica , o Washpoint e as primeiras linhas de mobiliário modular personalizado e acessórios destinados a orientar o mercado para a organização de espaços com total funcionalidade.

1980 – Iniciara uma nova fase de desenvolvimento que levou a empresa a ter três plantas: uma para a produção de poltronas, bancadas e equipamentos, uma para a produção de móveis para cabeleireiras sob medida e uma área de 2000 metros quadrados destinada ao armazém da entrega rápida.

1984 – Pietranera participa como patrocinadora no Campeonato Mundial de Las Vegas. Graças a esta e a outra participação de prestígio no Campeonato Mundial e Europeu de Cabeleireiros, a empresa pode apresentar padrões elevados, que podem ser utilizados por estilistas em todo o mundo, mesmo durante os testes mais exigentes.

1987 – A empresa recebe o prémio de exportação da Câmara de Comércio de Reggio Emilia. Um reconhecimento da capacidade de captura, antecipando os tempos, as tendências do mercado europeu e mundial dos anos oitenta, que nos permite vislumbrar um novo conceito de mobiliário para cabeleireiros como meio de gerenciar a mudança e como um investimento orientado para o lucro.

1990-1994 – No início da década de 1990, Giancarlo Ganassi assumiu a gestão da empresa e caracterizou cada vez mais o novo “conceito” de produtos de design, a evolução natural para a conclusão do mobiliário. A sua gestão é  orientada para a inovação, que investe constantemente em pesquisa e tecnologia para o seu mobiliário para cabeleireiros, para crescer e renovar enquanto permanece ao serviço de estilistas.

1995 – 2000 – As escolhas de controlo rigoroso da “qualidade total” do produto – desde a seleção de materiais até às tecnologias de produção, até as fases de montagem – são mais radicalizadas para permitir que a marca continue em bases sólidas para ser competitiva no mercado europeu, em nome da transparência e de qualidade total.

2001 – La Pietranera mudou-se para a sua localização atual, numa área de 7200 metros quadrados. É o ano do grande sucesso da poltrona ARCO que inaugura o novo milénio e que, orgulhosamente afirmado pela empresa, é imitado em todo o mundo.

2002 – 2003 – A produção do novo milénio continua em nome da funcionalidade interpretada através de linhas modernas: a poltrona SFERA é um exemplo impressionante. As várias combinações de móveis e peças individuais estão localizadas em algum lugar entre o objeto e o serviço, entre arquitetura de interiores e layout de laboratório.

2004 – Bancadas e cadeiras – como o COBRA METAL – são protagonistas do novo conceito de Pietranera, baseado na interpretação do espaço que combina a elegância essencial com atenção particular às necessidades daqueles que trabalham no salão, mas também de clientes que o frequentam.

2005 – Como a produção mais recente da empresa testemunha, o sucesso dos cabeleireiros é o resultado de um crescimento constantemente orientado para a inovação, com base num investimento contínuo em pesquisa e tecnologia. Um resultado obtido graças ao efetivo trabalho em equipa e à harmonia de todos os colaboradores, que trouxe Pietranera às afirmações alcançadas.

2006 – Concorrente com o 50º aniversário, a estrutura acionária da Pietranera é adquirida pela Sigg. Alberto Gatti e Daniele Tonelli, que visam imediatamente aumentar o seu prestígio e padrões de qualidade. Para marcar esta importante ocasião, a poltrona cinquenta é produzida, reescrevendo um modelo vintage Pietranera.

2007 – Neste período, a empresa inicia um processo focado em melhorias de produtos e no seu ciclo de produção. Além disso, novos conceitos são desenvolvidos dedicados aos acabamentos e detalhes estéticos de alguns produtos, dando assim a máxima ênfase ao princípio de Made in Italy.

2008 – Pesquisa e produção continuam a desenvolver a inovação. O foco é sobre o desempenho técnico do equipamento. Este é o ano do lançamento de um novo conceito: lavagem de Wen com um sistema de controlo de pedal, que visa economizar energia no uso do produto e demonstra a grande sensibilidade da empresa aos temas de ecologia.

2009 – Os excelentes resultados obtidos dão um novo impulso à exploração de novas linguagens. É assim que a nova imagem corporativa toma forma, que por ocasião do Cosmoprof 2009 se torna cada vez mais única e glamourosa com o ‘PALCO’ Pietranera.

2010 – A atenção ao contemporâneo e a paixão pela criatividade levam a empresa a uma busca contínua por propostas de mobiliário: nascem objetos especiais e são capazes de responder aos gostos do design mais moderno com a poltrona Cocò e a mais aristocrática com a poltrona de Londres.

2011 – Conforme evidenciado pelos produtos fabricados, este período terá sucesso na marca Pietranera. O design integral é o tema desenvolvido pelo Team Pietranera, que é realizado através da lavagem Zonewash e da poltrona Zone. O objeto e a função fundem-se e tornam o Design de Desempenho, o verdadeiro ADN da empresa.

2012 – É o ano de inovação: Pietranera aborda o público através do novo e elegante site juntamente com as redes sociais populares, como Facebook e Pinterest. É lançando uma nova gama pela Pietranera, uma seleção projetada para criar uma nova maneira de abordar o mercado com produtos jovens, rápidos e diferentes. É quando o design satisfaz o preço, para uma restyling do salão com leveza e estilo, o inconfundível estilo de Pietranera. Mas também é o ano de novos produtos, como a poltrona Se-X e a cadeira Om-X: linhas em negrito, bom conforto e alto desempenho num pequeno espaço que incorpora o conceito de “Design de Desempenho para o seu salão”. Ele também apresenta o novo catálogo que une toda a gama de produtos.

2013 – Este é o ano de confirmação para Pietranera, que investe em atividades abrangentes, com o objetivo principal de receber clientes de todo o mundo, divulgando ainda mais a sua marca. Em Março, inaugurou com sucesso o novo showroom numa superfície de 400 m2, onde o produto é o protagonista absoluto de configurações de prestígio. A seguir está a “gravação em relevo”, uma inovação importante que lhe permite personalizar lavagens e cadeiras com a sua própria marca através de um sofisticado sistema de gravação para tornar os salões do mundo únicos. Fortalece ainda mais a sua presença internacional, participando de feiras comerciais, incluindo o prestigiado Top Hair em Dusseldorf, Salon Look em Madri e Intercharm em Moscou, uma vitrine importante para o mercado russo e a Europa Oriental. Sempre seguindo a missão da empresa, Pietranera apresenta a Área VIP, o novo conceito para tornar o show ainda mais exclusivo. Em menos de 5 metros quadrados e graças a uma seleção de produtos caracterizados por uma perfeita integração funcional, é de fato capaz de aumentar ainda mais o desempenho do salão e criar uma sensação de privacidade e exclusividade.

2014 – O design e a inovação são o foco deste ano: a liderança da empresa é mais uma vez confirmada por projetos de vanguarda. Pietranera apresenta o conceito de comunicação dentro do salão, que permite ao mesmo que seja personalizado graças à escolha de imagens estratégicas e aprimore ainda mais o desempenho dos seus produtos: o objetivo final é, portanto, ter um show bem-sucedido altamente capaz de se comunicar e atender as necessidades dos clientes, aumentando o negócio. É também o ano da nova lavagem Wen Prestige, que incorpora a linha de lavagem Wen enriquecida por padrões tridimensionais costurados em relevo nos lados. Finalmente, Pietranera continua a participar de exposições internacionais no setor de design de beleza, uma atividade sem parar visando consolidar ainda mais sua liderança internacional.